8 de novembro de 2010

Tráfico de animais

O Tráfico de Animais é um comércio ilegal de animais protegidos, sendo um problema sério para a conservação das espécies. Se desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre algumas espécies.


O comércio de espécimes vivos ou mortos, inteiros ou de certos órgãos, envolve a maior parte do seu tempo na caça selvagem e, muitas vezes, provoca uma diminuição da população a um limite crítico em que a sobrevivência da espécie está ameaçada.

O tráfico de animais põe em perigo a biodiversidade do planeta, nomeadamente através do seu impacto sobre grandes mamíferos. A associação ecologista internacional World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza - WWF) disse que o mercado gera 15 bilhões de euros por ano.

As espécies de animais, incluindo aquelas cujo risco de extinção é elevada, são protegidos pela Convenção de Washington (CITES). Os monitores regulamentam ou proíbem o comércio internacional de animais cuja situação é ou pode tornar-se problemática, se nada for feito.

Luta contra o tráfico

Meios coercivos são usados contra o tráfico de animais, como a formação de brigadas anticaça furtiva (como é o caso em vários parques nacionais e reservas na África e na Ásia), o controle aduaneiro (em aeroportos e sobretudo portos), ou a inspeção de lojas de animais.

No entanto, é necessário superar algumas dificuldades:

  • As brigadas anticaça furtiva devem ser bem equipadas e pagas. Quando os funcionários são mal pagos, trabalham muitas vezes mal e podem até mesmo ajudar os caçadores furtivos;
  • Por vezes é difícil de evitar abusos. Essas brigadas devem ser bem treinadas.
  • Alfândega e agentes da polícia que controlam a importação e venda de animais devem ser suficientemente qualificados para reconhecer as espécies para as quais o comércio é regulado.

Existem também as formas rentáveis de luta contra a caça furtiva. A melhoria do nível de vida das comunidades locais (que existem principalmente em países pobres), através de vários meios:

  • Ecoturismo
  • Artesanato;
  • Agricultura, desde que não seja em si muito destrutiva para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog