8 de novembro de 2010

Imigração clandestina

A imigração clandestina é o ato ou efeito de imigrar ilegalmente, ou seja, neste caso, sem a autorização dos governantes para onde se deseja imigrar.

O país que mais sofre com este tipo de Imigração é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes mexicanos arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia(Los Angeles, San Diego), Flórida (Miami) e Texas (Dallas, Houston) além de ter também considerável concentração de imigrantes ilegais nos estados do Alabama (Nova Orleães).

Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.

Para os brasileiros a rota do mar está se tornando cada vez mais comum, pois sob pressão contínua dos Estados Unidos o México passou a cobrar visto de brasileiros que vão para seus domínios fronteiriços, já que os brasileiros constituem o segundo maior grupo de imigrantes no Estados Unidos, atrás apenas do México. Lembrando que grande parte desse grupo de imigrantes é ilegal.

Para se ter idéia, segundo estatísticas, até o ano de 2009, os Estados Unidos tinham cerca de 40 milhões de imigrantes sendo 11,6 milhões ilegais, e novamente lembrando, a população dos Estados Unidos que vivem abaixo da linha da pobreza, é estimada em 30 milhões de pessoas.

Mesmo os Estados Unidos sendo o principal foco atraente para imigração, em grande parte ilegal, há também outros países que sofrem o mesmo problema que os norte americanos, como a Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão, Itália entre outros.

A Espanha que tem uma mínima parte de seu território no norte da África, que corresponde à Cidade de Ceuta, foi obrigada a construir um muro de mais ou mesmos 8 km de extensão cercando esta cidade para impedir a passagem de imigrantes que tentam a travessia para a Europa através do pequeníssimo Estreito de Gibraltar.

O Reino Unido e a França também sofrem bastante com a vinda de imigrantes clandestinos ou não vindos ou não de suas antigas colônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog